quinta-feira, 11 de maio de 2006

Caiu mais uma ponte em Portugal...


O FC Porto decidiu acabar com a equipa B de futebol, a semelhança do que o Sporting tinha feito no ano passado. Com esta decisão, muitos atletas vêem-se desalojados do último lar de formação enquanto futebolistas, antes de darem o salto para o profissionalismo. Para muitos é um ciclo que se acaba, e que começou desde as escolinhas. São muitos anos de convivência, de partilha do mesmo espaço, de assimilação de um modelo, que mais tarde podia potenciar-lhes um salto para a equipa principal ou então para outros clubes. A equipa B funcionava como uma escala para os jovens provenientes dos juniores e que ainda não se sentiam preparados para dar o salto para os seniores e enfrentar o profissionalismo. Esta decisão dos responsáveis da SAD azul e branca vem na sequência do constante adiamento da alteração dos regulamentos que possibilitaria a subida de divisão dos «satélites».
Por lá passaram vários atletas que agora estão na equipa princiopal, mas também outros da equipa principal também por lá jogaram, ou melhor, trabalharam, como forma de castigo pelos comportamentos inadequados na óptica dos responsáveis do futebol dos dragões.
O que está na base dessa decisão de encerramento é a impossibilidade de as equipas subirem de divisão, factor importante, já que as mesmas foram criadas com o pressuposto de isto suceder, como acontece em Espanha. É mais um tiro no próprio pé por parte da FPF. Depois queixam-se que Portugal não consegue competir com os outros países da UE ou que os clubes não têm capacidades financeiras para adquirir jogadores estrangeiros. Não tem, logo há que apostar na formação mas a federação nada faz a não ser desvirtuar e prejudicar essa mesma formação...

Sem comentários: