sexta-feira, 21 de julho de 2006

PIB per capita cabo-verdiano bate o angolano


Cabo Verde ultrapassou Angola no PIB per capita em 48 %. Analisando as potencialidades dos dois países, o leitor menos atento pode achar isso impossível. Mas não é. O Relatório Anual da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento sobre os países menos avançados indica que o PIB cabo-verdiano é de 1915 dólares, enquanto que o angolando se cifra nos 1263 dólares. No fundo da tabela aparece a Guiné-Bissau com um PIB por habitante de 182 dólares.
Moçambique passou de 172 para 286 dólares. Tmor-Leste com 382 dólares aparece a S.Tomé e Príncipe que apresenta um PIB por habitante de 407 dólares (172 dólares em 1990).
O relatório mostra mais uma vez que possuir riquezas não garante o bem-estar da população. Há que saber administrar essa mesma riqueza.
A situação de pobreza em Angola é preocupante, quando comparaos os recursos do subsolo angolano com o que Cabo Verde produz.
Com o regresso da paz é urgente que se crie programas de erradização da pobreza, que se crie condições de rentabilização da riqueza e que se trave ou se diminua o fosso entre os ricos e pobres para que o país possa caminhar para o seu desenvolvimento.
Cabo Verde volta a mostrar que a vida e o desenvolvimento é possível, que África tem futuro. Basta apostar nela e acreditar...basta acreditar...

Sem comentários: