sábado, 22 de janeiro de 2005

Foi criada o Clube da Diáspora...de onde sairá os futuros líderes de Cabo Verde

É com grande prazer que anuncio aqui a criação do Clube da Diáspora, um clube que reune alguns amigos estudantes caboverdianos. Esses amigos tem a particularidade de serem todos do ISCSP-Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas- e estarem todos preocupados com o seu futuro e com o futuro da nação caboverdiana. Na sua segunda reunião (por motivos de força maior não pude comparecer na primeira reunião), debateu-se a questão da passagem de Cabo Verde dos países menos avançados para a categoria dos países de desenvolvimento médio, um grande passo rumo ao desenvolvimento e uma prova viva da capacidade do povo das ilhas mas também um desafio aos caboverdianos face a tudo aquilo que esta ascensão representa.
Esta reunião do dia 21 de Janeiro foi muito proveitosa e deu-me a perceber o quanto dinâmico pode ser o caboverdiano. Temas como a falta de uma sociedade civil em Cabo Verde que pressione mais o Governo, a despartidarização da máquina do Estado e das Instituições Públicas, o estabelecimento de parcerias de cooperação com países africanos mas também do resto do mundo, a criação e manutenção de uma boa governação, a criação da universidade de Cabo Verde que possibilitaria um escoamento dos excedentes de alunos que, após concluirem o 12º ano de escolaridade têm poucas perspectivas de continuar os estudos face as dificuldades de ingresso no enisno superior e o respectivo financiamento foram temas que estiveram em debate tendo como pano de fundo aquilo que representa esta ascenção, um passo em frente rumo ao desenvolvimento sustentável mas também uma demarcação clara de Cabo Verde face a muitos países africanos.
Outro tema discutido foi o investimento directo estrangeiro e as suas implicações em Cabo Verde no que toca a qualificação da mão de obra.
Eu há muito que não tinha visto tanto empenho nas coisas das ilhas por parte dos estudantes caboverdianos. Fiquei emocionado com tudo aquilo que ouvi e que podemos fazer juntos.
Um dos meus sonhos era ver o clube prosseguir com as suas actividades no regresso a Cabo Verde por parte dos seus membros. E se conheço os membros do clube, é algo que vai acontecer, que tem pernas para andar.
Depois das pôr as ideias em movimento lá fomos beber uns copos e lembrar a infância e a adolescência. Foi muito bonito!
As reuniões do Clube da Diáspora ficarão registadas em actas e tudo aquilo que for lá discutido será objecto de discussão e estará ao alcance de todos através da criação de um site ou blog onde todas as semanas serão lançadas as traves mestras da discussão.
Quem quizer dar uma achega ou fazer um comentário sobre os temas pode faze-lo por enquanto aqui no meu blog ou através do meu mail:evandro81@portugalmail.pt ou delgadoevandro@hotmail.com.
Força Clube da Diáspora, iniciativas dessas pecam por serem escassas no seio estudantil caboverdiano e não só. Quando aparecem, só temos de nos congratular e dar a força necessária.
Qua a paz esteja convosco e que o mundo vos dê aquilo que vocês merecem!!!

3 comentários:

Gp disse...

Boa ideia esta do Clube da Diáspora. É pena os jovens estudantes portugueses não terem "tempo" para formar um grupo semelhante, designado para ajudar a designar o rumo de Portugal. É que os nossos políticos só arranjam tempo para os boatos, as incubadoras e as dores de cotovelo...
Continua caro Caboboca! E que o Rolando marque 7 golos na próxima jornada!

Anónimo disse...

Hello meu caro... depois de tanto futebol e de FCP encontrei este artigo que me fez recordar, com alegria e alguma nostalgia essas sextas feiras tão bem passadas. Club d'Diáspora ficou no passado mas pr sempre na minha memória e no coração.
Força Cabo Verde!!
Evandro... Presidente!!

Anónimo disse...

Hello meu caro... depois de tanto futebol e de FCP encontrei este artigo que me fez recordar, com alegria e alguma nostalgia essas sextas feiras tão bem passadas. Club d'Diáspora ficou no passado mas pr sempre na minha memória e no coração.
Força Cabo Verde!!
Evandro... Presidente!!

Hilda Teófilo