sexta-feira, 7 de abril de 2006

A lata da FIFA


A FIFA, na pessoa do seu presidente Joseph Blatter, disse que o G-14, organização criada pelos mais mediáticos clubes do planeta, só quer saber de dinheiro. E diz que é absurdo os clubes quererem ser ressarcidos pela cedência de jogadores as selecções.
Um clube de topo, da nata do futebol europeu, ao contratar uma estrela, jogador de selecção, tem de lhe pagar um salário muitas vezes superior a 200 mil euros por mês, pagando, em média, 10 mil euros por dia. Se o jogador, se lesionar ao serviço da selecção, os custos do tratamento da lesão estão a cargo do clube que, para além de perder o jogador, ainda tem de lhe pagar os tratamentos das maselas que contraiu ao serviço de quem não lhe paga o salário. E no entanto, todos os meses, o seu rico ordenado cai na conta, sem falta.
É legítimo os clubes reclamarem junto do organismo máximo do futebol, a partilha dos custos pela cedência dos seus funcionários a FIFA. A FIFA acabou de celebrar um contratro na ordem de 280 milhões de euros pela exploração dos direitos do Mundial de Futebol. A FIFA é uma empresa que quase não tem custos. É semelhante as empresas que gerem as auto-estradas e pntes de Portugal:cobrem oprtagem por tudo e por nada em tudo quanto é sítio e so custos sao insignificantes.Assim também quero ser gerente.
Há muitas coisas que a FIFA já devia ter tomado uma posição, como limitar a oferta a jogadores(pagar 60 milhoes por um jogador é absurdo) e limitar a oferta de salários (pagar 500 mil euros por mês a um atleta é um roubo aos adeptos).
É preciso ter lata...

Sem comentários: