sexta-feira, 1 de dezembro de 2006

Cabo verdianos na Liga Portuguesa de Basquetebol

O nome de Cabo Verde é cada vez mais falado na LCB ou Liga UZO como é conhecida. A Liga Portuguesa de Basquetebol tem o contributo de alguns caboverdianos, o que demonstra que os criolos têm potencial nesta modalidadade.
Fala-vos de João "Betinho" Gomes, do Barreirense, de Rodrigo Mascarenhas no FC Porto e de Marques Houtman (americano com nacionalidade caboverdiana) também dos dragões.

João Gomes é originário da ilha do Fogo, tem 1,99 metros, é extremo e já faz parte da selecção lusa. Na Liga vem confirmando os seus créditos, a ponto de ser neste momento o 10º melhor marcador da prova, com uma média de 16,0 pontos por jogo. Betinho conta também com uma eficácia de 54,7% no que toca a lançamentos de dois pontos, tendo feito parte, em cinco ocasiões, do cinco inicial do clube da margem sul. Em termos de prémios individuais, foi vencedor do Concurso de Afundanços do All Star 2003/04.
Rodrigo Mascarenhas do FC Porto Ferpinta, extremo-poste de 1,98 metros, conta com um Torneio dos Campeões 2003/04 e uma Taça de Portugal 2005/2006, para além de ter feito parte do cinco ideal português em 2005/2006. É aposta frequente do técnico dos azuis-e-brancos no cinco inicial, dado o seu peso na equipa, principalmente no sector defensivo, onde Mascarenhas é rei e senhor dos ressaltos. Tem uma eficácia de 54 % nos lançamentos de 2 pontos, média de 7,7 ressaltos defensivos e 3,3 ressaltos ofensivos por jogo. Com 13 ressaltos, 20 pontos, 5 assistências, 4 faltas provocadas, 2 roubos de bola e 1 desarme de lançamento e ao alcançar 73% L2 (7/11) e 80%LL (4/5), Rodrigo foi o MVP da jornada 8. É neste momento o "dragão" com maior eficácia em lançamentos de campo e o 10º na Liga neste aspecto, para além de ser quem mais ressaltos defensivos ganha, juntando a isto o título de melhor ressaltador da Liga com uma média de 11 por jogo.
Mais discreto tem sido Marques Houtman, base do FC Porto, que fez parte do cinco inicial dos dragões em 4 ocasiões, ao cabo de 8 jornadas. Converte 2 em cada 3 lançamentos livres e tem uma eficácia de 56,3% nos lancçamentos de 3 pontos.
Sem dúvida, 3 nomes a seguir e que orgulham os criolos espalhados pelos quatro cantos do mundo.

Sem comentários: