sexta-feira, 29 de dezembro de 2006

Cacetiros: os dez melhores de sempre


Caros,

Há muito que ando atrás deste post. Já o idealizei, já o escrevi na cabeça mas quando chega a hora de o partilhar, fico sem nada para dizer.

Sou um fanático da bola, isso é ponto assente. Vejo e gosto de tudo o que seja futebol.

E durante esse tempo tenho visto jogadores de toda a espécie e qualidade: uns encantam, são autênticos mágicos da bola e quando tocam na chincha, ela mostra um sorriso de orelha a orelha. São índios que enchem arenas de luta, onde adversários são achincalhados com mil e uma fintas, onde defesas perdem rins e ficam com olhos trocados, onde plateias inteirias batem palmas aos das suas cores e aos das outras cores. São muitos e difíceis de enumerar: Ronaldinho, Henry, Ibrahimovic, Derl Piero, Zidane, Deco, Anderson, Rui Costa, Cristiabno Ronaldo, Ronaldo o Gordo, Robinho, Eto´o, Messi, Saviola, Kaká, entre muitos outros.

Entre as várias espécies, há um que, embora útil ao futebol moderno, é motivo de gozo pela malta que gosta de colocar bola após um café ou uns copos. Fala-vos exactamente dos caceteiros, esta espécie que distorce, por completo, a teoria de Darwin: a sobrevivência dos mais aptos (a sua úncia aptidão é dar porrada nos que sabem jogar a bola. E como se não bastasse, ainda deixam os mágicos meses fora da arena).

Este estirpe de magos da bola, apelidados de caceteiros, são conhecidos pelo seu pouco avontade quando têm a bola nos pés. Fisicamente são jogadores com grande porte físico, fortes, com o medo estampado na cara, quase nunca sorriem (a não ser quando vêm uma tíbia a voar) e estão em tudo o que é confusão. Há uns em tamanho S, mas que se equiparam aos armários pela sua tenacidade em distribuir fruta.

Eles são aos montes e abundam em quase tudo o que é equipa. Enumerarei alguns aqui, que considero ser os 10 mais raivosos que já vi a achincalhar a chincha, autênticos talhantes de ressaca com o facão na mão.

Nos próximos post, poderão ver a evolução dessa espécie. Não os enumerarei pela ordem da cacetada, até porque estão todos no mesmo patamar. O que os pode diferenciar é algum domínio da técnica de jogar futebol que alguns possuem e as razões que estão por detrás da sua raiva contra o futebol.

4 comentários:

Anónimo disse...

Os mais aptos nem sempre são os mais fortes, mas sim os mais ágeis...."good for us".....Aqueles que sabem jogar à bola é que têm que se adaptar às dificuldades "ambientais"...Evoluir (tipo Quaresma...) Só aqueles que se adaptam evoluem...."A natureza recicla as adaptações mais úteis. S. J. Gould"
Deixa-os dar porrada....eu gosto é de box....aquela cena do Quaresma com o queixo partido é o máximo....(Clau).

ESD disse...

Oh Clau, tu queres é ver porrada...

Anónimo disse...

que saudades do paulinho santos e do joão pinto.......aquilo é que era......agora só o benfica é q tem aquela lista enorme de cartões amarelos e vermelhos......acho que passadas quase duas épocas vou mudar de clube......no porto ninguém dá porrada.....(Clau)

Anónimo disse...

Mas sempre podemos falar de fósforos....Não??!!!(Clau)