terça-feira, 31 de janeiro de 2006

Ainda o "derby" de sábado...


O Sporting venceu o derby de sábado frente ao Benfica e relançou a sua corrida ao título. Venceu contra todas as expectativas e apostas, contra todas as previsões feitas pelos "fazedores de opinião", pelos diários desportivos, pelos comentadores. E venceu bem: o Benfica não criou nenhuma oportunida de golo (estranho, numa equipa recheada de talentos na frente de ataque), ao contrário do rival da 2ª circular, que podia ter humilhado os velhos rivais da Luz.
No final do jogo Koeman reconheceu a superiodade do Sporting (foi bonito vê-lo e ouvi-lo a dizer aquilo, o que demonstra muito bom senso e fair-play), enquanto que dos dirigentes, não se ouvur nada (acabou a fita ao papagaio).
O resultado não foi tão surpreendente para mim. O Benfica até então não tinha feito exibições de encher o olho. A equipa vinha oscilando boas exibições com prestações menos convicentes, tinha ganho sete jogos consecutivos mas alguns deles pela margem mínima. E mesmo depois de reforçar a equipa, os jogos que ganhou foram feitas com exibições nada convicentes, quando se compara o plantel do Benfica com os dos seus adversários. Quem me surpreendeu, e muito, foi o Sporting, que demonstrou uma calma enorme, uma frieza na abordagem do jogo, anulando os pontos fortes do adversário, mas acima de tudo, mostrando grande concentração, leitura e gestão do jogo. E mesmo apanhado na situação de desvantagem, ciente de que o adversário nada tinha feito até então para merecer aquela estar na frente do marcador, partiu para a frente e do alto, lá soltou o seu rugido para cima da águia, acabando por vencer por 3-1, com Liedson a resolver mais uma vez.
No Benfica falhou aquilo que vinha falhando há muito mas que os resultados vinham escondendo: o Nélson a jogar a defesa esquerdo não rende tanto como no lado contrário, o Alcides apenas vinha disfarçando as suas fragilidades naquela posição de defesa direito, uma vez que até então não tinha apanhado pela frente nenhum adversário capaz de lhe provocar os estragos que o levezinho provocou. E a leitura do jogo de Koeman não foi o melhor (aqui é sempre subjectivo qualquer leitura, uma vez que as substituições feitas não resultaram como queria, logo para os analistas errou nas mexidas se tivesse ganho o jogo, já a opinião teria sido diferente...é a lei das vitórias).
Mas nem por isso o Benfica pode atirar a toalha ao chã: o líder do campeonato não se tem exibido ao seu melhor nível e os recentes jogos só mostram que haverá campeonato até ao fim, uma reedição daquilo que aconteceu na época passada.
Vamos ver se o Sporting é capaz de manter o nível exibicional, já na próxima jornada frente a um concorrente, Nacional da Madeira...

Sem comentários: