terça-feira, 31 de janeiro de 2006

Violência...uma pedra na bota do futebol

Depois do empate com o Rio Ave e desperdiçada a possibilidade de dilatar a vantagem para o 2º lugar, Co Adriaanse ouviu das boas ainda no Estádio dos Arcos, depois de uma exibição pobre da sua equipa e do nulo no encontro. O holandês apostou num sistema de 3-4-3 do qual só tinha usado no início da temporada e mesmo com muitos jogadores de cariz ofensiva, não conseguiu qualquer golo. Há jogadores que não merecem a camisola que vestem e não sabem o que é ser jogador do FC Porto.
Os adeptos já não nutriam grande simpatia para com Adriaanse e o empate acabou por precipitar as coisas. Alguns adeptos do FC Porto seguiram o autocarro da equipa e, já no Olival, atacaram o carro do treinador do FC Porto que viveu momentos de terror e deve ter temido pela vida, quando um bando de 20/25 jagunços, pessoas irracionais, covardes, levaram ao extremo o seu portismo. Devo dizer que quem mostra a sua clubite assim, não deve ser considerado adepto. Adepto apoia quando se ganha e quando se perde, quando se joga bem e quando se joga mal, critica quando tem que criticar, mas ao chegar ao insulto e a ameaça covarde dos responsáveis pelas derrotas ou pelos maus jogos, deixa de ser adepto e passa a criminoso.
Sempre defendi Adriaanse, por ser um treinador que aposta num futebol bonito, de ataque, de espectáculo. Por ser um treinador que colocou as equipas por onde passou a praticar bom futebol, a conseguir boas classificações, mesmo sendo equipas pouco conhecidas como o Willem II, AZ Alkmaar. Precisa de tempo no FC Porto mas a verdade é que já não há tempo para mudanças drásticas.
Apesar da protecção do Presidente, Adriaanse tem a vida cada vez mais complicada no Dragão e só as vitórias e as boas exibições poderão acalmar os ânimos dos adeptos mais fervorosos e devolver-lhe alguma dignidade. Só o título pode amainar a contestação dos adeptos. Mas a violêcnia de que foi vítima no passado domingo depois do jogo com o Rio Ave é coisa que não se faz, é reprovável e os culpados devem ser punidos exemplarmente.
A Direccção do Clube deve acabar de vez com os apoios as claques já que estes não tem feito outra coisa senão espalhar o terror e promover a desunião e a instabilidade dentro do plantel.
Estamos fartos de andar com pedras nas chuteiras de futebol...

1 comentário:

Anónimo disse...

Assim é que é falar! Saudações desportistas! Grande adepto! Beijocas
Rita