sexta-feira, 3 de fevereiro de 2006

Taças das Nações Africanas


Desde o dia 20 de Janeiro que o Egipto nos fornece espectáculos de futebol puro, um futebol quase natural, diria, onde todos atacam e todos defendam, cada acção a seu tempo, não importando o resultado do jogo no momento, apenas o espectáculo e o prazer de jogar.
Tem sido sobretudo uma CAN surpreendente, para alguns, onde tem imperado as grandes seleccções cuja maior parte ou a totalidade dos jogadores actuam nos principais palcos europeus.
A Nigéria, uma selecção toda ela remodelada onde impera a juventude, mostra que tem jogadores capazes de ombrear com os maiores do mundo e que em 2010 poderão fazer muito no Mundial na África do Sul.
Os Camarões, orientados por Artur Jorge, estão bem comandados com o irreverente Eto´o, melhor marcador da Liga Espanhola, um dos melhores avançados do mundo. A Tunísia, campeã em título tem mostrado bom futebol, muito próximo do europeu. O Egipto, a jogar em casa, tem uma palavra a dizer e um público sedoso de títulos, cujo fanatismo chega a ser preocupante para os própruios jogadores que sabem que não podem falhar em casa.
O Congo, treinado por Claude Le Roy, conhecido como o feiticeiro branco, surpreendeu no grupo dos mundialistas Angola e Togo que desiludiram ao não conseguirem a passagem aos quartos-de-final, mas pior do que isso, ao apresentarem um futebol pobre para quem estará no Mundial da Alemanha. Outra desilusão foi a África do Sul que acabou por ser a única selecção que não marcou nenhum golo. O seleccionador dos bafana bafana apostou num lote de jovens sem experiência competitiva e pagou caro por isso.
É pena que nem os Camarões nem a Nigéria estejam no Mundial. O futebol africano vai sentir a falta desses colossos de África.
Hoje no primeiro jogo dos 4ºs de final o Senegal bateu a surpreendente Guiné Conacri por 3-2, num jogo empolgante com cinco golos e incerteza no resultado até ao apito final.
Curioso o facto de todos os treinadores franceses conseguirem levar as suas equipas aos quartos-de-final.

Sem comentários: