terça-feira, 14 de fevereiro de 2006

O Negócio do futebol


A FIFA estima-se que todo o negócio envolvendo o futebol, movimenta, por ano, cerca de 250.000.000.000 de dólares (duzentos e cinquenta mil milhões de dólares), o que dá a FIFA o título de organização que mais factura no mundo, muito mais do que as "máquinas de fazer dinheiro", como a General Motors, a Exxon, a Wall Mart entre outras.
É muito dinheiro, se tivermos em conta que os custos da FIFA estão muito longe dos proveitos que consegue arrecadar todos os anos.
A entrada das televisões no negócio da bola tem impulsionado e muito a entrada de dinheiro nos cofres do organismo máximo do futebol e a luta pelos direitos desportivos, pela exclusividade dos eventos por parte das cadeias de televisão tem feito disparar as ofertas de aquisição, o que explica em parte os números anunciados.
Cada vez mais as televisões dão-se conta da paixão do público pelo espectáculo do futebol, modalidade que carrega, e bem, o rótulo de desporto-rei, cuja paixão atravessa as fronteiras físicas mas também idealistas e para não dizer, religiosas. DoDjibuti ao Cantão, da Nicarágua ao Tagiquistão, da Nova Zelândia as Ilhas Faroé, o futebol faz mover multidões, a paixão clubista estravassa o espço físico fronteiriço, a crença religiosa e pode mesmo servir para lançar a paz no mundo, como defendeu há dias o Rei Pelé e como se viu recentemente quando um país africano em guerra- a Costa do Marfim- parou o conflito para acompanhar a sua selecção num dos eventos organizados sob o selo da FIFA- nesse caso a CAN.
Com lucros exorbitantes, já era tempo de o organismo pormover a modalidade nos países onde ela se encontra ainda numa fase mais atrasada tanto a nível de estruturas como de recursos humanos.
A criação de estruturas em países onde os recursos humanos abundam, como o caso dos países africanos e latinos, os mais pobres do mundo, podia contribuir para um melhor aproveitamento dos talentos escondidos por esse mundo fora. Mas também a troca de Know-How entre os países onde haja diferencial de desenvlvimento da modalidade podia ajudar a disfarçar melhor a diferenca Norte-Sul, Centro e Periferia. Isso se a vontade humana prevalecer sobre os interesses de terceiros...

Sem comentários: