segunda-feira, 27 de fevereiro de 2006

Produção de estupidez em quantidades industriais: a ignorância ilimitada.


Eto ´o ameaçou sair do campo , no encontro que opôs o Barça o Saragoça, depois do adeptos locais terem atirado insultos racistas contra o avançado camaronês. A atitude de sair do campo talvez não seja a melhor, mas sempre se faz alguma coisa, em vez de condenar nos jornais e não fazer mais nada.
Há uns meses atrás foi a vez de Zorro, atleta da Lazio de Roma ameaçar fazer o mesmo, quando os adeptos da equipa adversária dirigiram-lhe insultos do mesmo teor.
Há quem acha que o ordenado que os jogadores auferem é suficiente para que eles não liguem aos insultos racistas de que são vítimas. Não é uma questão de dinheiro mas sim de orgulho. O dinheiro não compra tudo.
A UEFA e a FIFA , em conjunto com as federações nacionais, deviam, há muito tempo, procurar minimizar o problema. Não só com t-shirts a dizer "Não ao racismo" mas sim com acções concretas: uma vigilância mais apertada nos estádios, uma maior colaboração com as autoridades, devia afastar parte desses ingorantes, de vez, dos estádios de futebol. O futebol não coaduna com a estupidez. E não me venham dizer que os jogadores não devem ligar a essas provocações, que são pagos para jogarem a bola. Como já disse, não é uma questão de dinheiro. É uma questão de respeito.

Sem comentários: