sexta-feira, 10 de fevereiro de 2006

José Mourinho versus João Querido Manha


O número 92 da revista Record Dez do sábado passado traz uma análise da tática do 3-5-2 ou se preferirmos, do 3-3-4 de Adriaanse no FC Porto, por parte de Querido Manha e Mourinho. O 1º, é comentador de futebol na TVI e colunista na mencionada revista e o 2º é o actual campeão inglês de futebol, líder destacado da prova e três vezes consecutivo melhor treinador do mundo, vencedro da Taça UEFA e da Liga dos Campeões pelo FC Porto.
João Querido Manha classifica a tática dos 3 defesas de Adriaanse como "uma organização pseudo-avançada", um "estratagema para conceder a primazuia do controlo de jogo ao adversário e tentar inflingir-lhe uma golpada á traição", chamando-lhe de tática "menos espectcular do futebol moderno". Depois do que viu no Dragão na 2ª feira passada, deve ter englido estas palavras em seco.
Mourinho diz que não é uma tática para todos e que só as grandes equipas, com grandes jogadores e treinados por grandes técnicos detalhistas o podem fazer. E isto porque é uma tática que requer que se defenda " os 70 metros de largura com 3 homens, pressionar altíssimo para não dar espaço ao adversário que saia com a bola controlada, não a perder nos dois primeiros terços do terreno". Mourinho só o usou em os periodos "durante os quais procura uma rotura de ritmos e posicionamentos" arriscando, em busca de um resultado favorável. E Mourinho defende Adriaanse e diz que jogar com esse sistema tem um "problema enorme se o adversário optar por utilizar jogadores abertos nas alas e, assim, obrigar a um aumento das distâncias entre os defensores, tornando muito dificil a cobertura e criando espaços de penetração para os médios em situação de transição, explorando assim as deficiências do sistema".
Querido Manha, que nunca treinou ninguém nem nunca deve ter jogado futebol, pensa que é uma tática que não potencia " a fluidez nas trocas de bola", onde se "finge jogar ao ataque" mas que "por falta de laterais ofensivos, acaba por se transformar numa teia de meio-campo, paralizada e paralisante". Pergunto: Terá ele visto o jogo FC Porto-Sp Braga?Penso que não. E Querido Manha faz uma análise estatística (mais uma) dos treinadores da Liga que já usaram a tática. Só que ele confunde três centrais mais dois laterais com o 3-5-2 usado por Adriaanse contra o Braga por exemplo. Ele diz que esta época o Toni do E. Amadora já usou esta tática em Alvalade. Só se ele estivesse louco. Usou sim um sistema com 5 defesas, 3 centrais mais dois laterais com mais poderes de subida no terreno em virtude de estarem cobertos por 3 centrais.
Deixo aqui um pedido ao Manha: vá estudar táticas e depois venha cá fazer comparações. Se não sabe discernir um 3-5-2 de um 5-2-3 ou de um 5-3-2, nada se pode fazer. Comparar a tática do 3-5-2 do treinador do FC Porto com um 5-2-3 de outros treinadores da Liga que usam esta tática quando jogam com os grandes é um erro sem perdão. E logo o Manha que diz perceber de futebol.
O jogo do FC Porto contra o Sp. Braga deve ter deixado o Manha a pensar melhor nas suas explicações. Ou a engolir as suas palavras. E a explicação do Mourinho talvez lhe aclara as ideias e o faz pensar melhor quando quiser falar de táticas de futebol.

2 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem Evandro, isso é que é bater no Querido Manha! Esse gajo não vale nada. E tens toda a razão em relação à questão da táctica. Mas será que o Porto a vai utilizar na Luz? Não sei se resultará tão bem contra uma equipa que force a defesa do FCP... Continuo a dizer que vocês só não perdem os jogos porque as equipas adversárias não arriscam. Atenta no que o Mourinho disse: ele próprio só usa a táctica em momentos particulares. Terá o Porto treinador e jogadores de qualidade suficiente para arriscar táctica tão ambiciosa sem sofrer golos em catadupa?

Olha lá e quando é que nos encontramos para
1 - Jogar PES
2 - Conversar sobre bola
3 - Sair para tomar um copo
4 - Fazer o nosso blog

Esta semana tenho que terminar o trabalho para o mestrado mas depois fico com algum tempo livre...

Temos de deixar de falar nisto e simplesmente combinar! Mas têm de ser vocês a planear a gestão do vosso tempo.

Manda lá aí a boca ao Pedro e despachem-se a combinar isso tudo.

Abraços

Gui

Anónimo disse...

Na minha opinião, nem o Manha nem o Mourinho tem razão.primeiro e, em relação ao Mourinho, ele é um grande treinador, trabalha os pormenores mas as equipas dele, pelo que sei, não jogam e nunca jogaram assim; segundo, em relação ao nosso Manha,está tudo dito, ou seja, lá que percebe de estatísticas de futebol não quer dizer que o homem tem algo a ensinar ao Adrianse...
Em relação ao que ví no restelo, este muito falado 3-5-2 ou 3-3-4, tem alguns anuances. Se formos ver esta ideia de 3-5-2 só se verifica quando o porto tem a bola, e rapidamente se pode transformar de facto num 3-3-4, em situação de ataque à balisa dos adversários, apoiado sempres no futebol de meio campo do lucho.por outro lado podemos perceber que a integração do Paulo Assunção no sistema é determinante, porque em situações defensivas ele encosta-se ao Pepe na zona central, assumindo-se como tal, permitindo então que aquilo se transforme num 4-4-2 ou um 4-2-4 preparado para o contra-ataque.